As pesquisas que visam explicar as dificuldades de leitura muitas vezes não
conseguem identificar uma homogeneidade no perfil de leitores com dificuldades
de compreensão (LDC) cuja principal característica é o déficit na compreensão
leitora apesar de sua boa decodificação. A maioria das investigações exploram os
fatores cognitivos como memória e vocabulário. Poucas se interessam em
identificar o perfil dos LDC através da avaliação de outros aspectos como os
hábitos de leitura. Neste trabalho, buscamos traçaro perfil de LDC e compará-lo
com o perfil de bons leitores (BL) de modo a poder verificar se além das diferenças
de desempenho, já conhecidas, os grupos também se distinguem em outros
aspectos relacionados à leitura. A partir da seleção, que envolveu a avaliação da
leitura de palavra isolada e a avaliação da compreensão de texto escrito,
identificamos 49 BL e de 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série. A investigação
do perfil dos grupos foi realizada por meio de um questionário escrito que os
próprios participantes responderam. Os dados revelaram diferença na experiência
dos grupos com a leitura, sendo essa significativa na autoavaliação, interesse,
frequência de leitura e número de livros lidos. Confirmamos que os LDC têm um
perfil mais heterogêneo do que os BL, o que torna difícil a generalização de suas
características. Além disso, verificamos a existência de correlação positiva entre
o desempenho em compreensão leitora e o número de livros lidos pelos
estudantes. Por fim, constatamos que o questionárioé um importante instrumento
de pesquisa que pode auxiliar na compreensão das diferenças entre BL e LDC,
necessitando ser expandido futuramente para orientar tanto estudos teóricos
quanto intervencionistas e até mesmo a prática pedagógica.
Resumo publicado em:
(Per)cursos (Inter)disciplinares em Letras :: ISSN 2175-1978 :: UNISC, 2017
http://www.unisc.br/site/coloquio2017/
Nenhum comentário:
Postar um comentário