quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O perfil do leitor com dificuldades de compreensão e do bom leitor

As  pesquisas  que  visam  explicar  as  dificuldades  de  leitura  muitas  vezes  não
conseguem identificar uma homogeneidade no perfil de leitores com dificuldades
de compreensão (LDC) cuja principal característica  é o déficit na compreensão
leitora apesar de sua boa decodificação. A maioria  das investigações exploram os
fatores  cognitivos  como  memória  e  vocabulário.  Poucas  se  interessam  em
identificar  o  perfil  dos  LDC  através  da  avaliação  de  outros  aspectos  como  os
hábitos de leitura. Neste trabalho, buscamos traçaro perfil de LDC e compará-lo
com o perfil de bons leitores (BL) de modo a poder  verificar se além das diferenças
de  desempenho,  já  conhecidas,  os  grupos  também  se  distinguem  em  outros
aspectos relacionados à leitura. A partir da seleção, que envolveu a avaliação da
leitura  de  palavra  isolada  e  a  avaliação  da  compreensão  de  texto  escrito,
identificamos 49 BL e de 37 LDC dentre 336 estudantes de 8ª série. A investigação
do  perfil  dos  grupos  foi  realizada  por  meio  de  um  questionário  escrito  que  os
próprios participantes responderam. Os dados revelaram diferença na experiência
dos grupos com a leitura, sendo essa significativa  na autoavaliação, interesse,
frequência de leitura e número de livros lidos. Confirmamos que os LDC têm um
perfil mais heterogêneo do que os BL, o que torna difícil a generalização de suas
características. Além disso, verificamos a existência de correlação positiva entre
o  desempenho  em  compreensão  leitora  e  o  número  de  livros  lidos  pelos
estudantes. Por fim, constatamos que o questionárioé um importante instrumento
de pesquisa que pode auxiliar na compreensão das diferenças entre BL e LDC,
necessitando  ser  expandido  futuramente  para  orientar  tanto  estudos  teóricos
quanto intervencionistas e até mesmo a prática pedagógica.

Resumo publicado em:
(Per)cursos (Inter)disciplinares em Letras :: ISSN 2175-1978 :: UNISC, 2017
http://www.unisc.br/site/coloquio2017/

Nenhum comentário:

Postar um comentário