quinta-feira, 8 de novembro de 2012

3º Para saber mais: indicação de leitura

Poesia: emoção e razão na escola
Lucilene Bender de Sousa (doutoranda Letras/PUCRS)
Rosângela Gabriel (docente Letras PPGL/UNISC)

Resumo: Neste artigo refletimos sobre a relação emoção e razão na educação e de que forma a leitura de poesias pode ser um instrumento integrador das dicotomias praticadas na escola. Inicialmente, pretendemos desmistificar os termos razão e emoção, buscando explicação de alguns teóricos como Damásio, Gardner e Maturana. Em seguida, pensamos a leitura de poesia como forma de educar o olhar artístico, para fazer emergir os processos de emoção, que são processos de conhecimento, e que contribuem decisivamente para o encantamento do aluno e para sua experiência de leitura. Por último, analisamos a contribuição do devaneio, alimentado pelas imagens da poesia, para os processos de imaginação e criação de si, da arte e da ciência.

Publicado nos anais do III Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e II Fórum Latino Americano de Pesquisadores de Leitura

Artigo completo disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário