Poesia: emoção e razão na escola
Lucilene Bender de Sousa (doutoranda Letras/PUCRS)
Rosângela Gabriel (docente Letras PPGL/UNISC)
Resumo: Neste artigo refletimos sobre a relação emoção e razão na educação e de que forma a leitura de poesias pode ser um instrumento integrador das dicotomias praticadas na escola. Inicialmente, pretendemos desmistificar os termos razão e emoção, buscando explicação de alguns teóricos como Damásio, Gardner e Maturana. Em seguida, pensamos a leitura de poesia como forma de educar o olhar artístico, para fazer emergir os processos de emoção, que são processos de conhecimento, e que contribuem decisivamente para o encantamento do aluno e para sua experiência de leitura. Por último, analisamos a contribuição do devaneio, alimentado pelas imagens da poesia, para os processos de imaginação e criação de si, da arte e da ciência.
Publicado nos anais do III Congresso Internacional de Leitura e
Literatura Infantil e Juvenil e II Fórum Latino Americano de
Pesquisadores de Leitura
Artigo completo disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Index.html
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