terça-feira, 5 de maio de 2015

Desafios na avaliação da compreensão leitora

Lucilene Bender de Sousa
Lilian Cristine Hübner


Este  artigo  aborda  importantes  desafios  na  construção  de  tarefas  de  avaliação  da compreensão  leitora,  revisando  dois aspectos cruciais: as demandas cognitivas presentes nas tarefas e a leiturabilidade textual. Ao longo da revisão reflete -se sobre a complexidade envolvida na avaliação da compreensão leitora juntamente com os cuidados e os critérios a serem tomados quando da construção das tarefas em relação aos dois aspectos discutidos (demandas cognitivas e leiturabilidade). Na primeira parte, o artigo apresenta diferentes tipos de tarefas que buscam investigar o produto da compreensão leitora, destacando seus objetivos e limitações. Então, discute os processos cognitivos subjacentes que influenciam no produto da compreensão leitora como o reconhecimento de  palavra, o conhecimento prévio, as memórias e a habilidade de expressão verbal. Na segunda parte, aborda métodos quantitativos e qualitativos de análise da leiturabilidade dos textos, bem como os fatores  que  devem  ser  levados  em  consideração  quando  da  escolha  do  texto  para  compor  as  tarefas  avaliativas  da compreensão leitora. Por fim, conclui que, apesar dos progressos da pesquisa sobre leitura nas últimas décadas, a avaliação da compreensão leitora tem incorporado poucos desses avanços. Há uma lacuna em relação a estudos integrados capazes de promover a interface entre a pesquisa em leitura e a pesquisa em avaliação da compreensão leitora.
Palavras-chave: leitura; compreensão; cognição; leiturabilidade; avaliação.


Para ler o artigo completo acessar: http://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/index

Nenhum comentário:

Postar um comentário