Os anais do SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa que aconteceu em 2014 em Uberlândia estão disponíveis online http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/. Nele é possível encontrar os trabalhos completos apresentados no evento. Inclusive o que apresentamos:
Ensino do léxico por meio da leitura mediada
http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/1156.pdf
Doutoranda Lucilene Bender de Sousai
(PUCRS)
Prof. Dr. Rosângela Gabrielii (UNISC)
Resumo:
Existe uma forte relação entre o conhecimento das palavras e a proficiência em leitura, o que vem sendo
comprovado por inúmeras pesquisas. A leitura revela uma imensidão de palavras e possibilidades
semânticas desconhecidas pelas crianças, inaugurando uma nova modalidade de interação e experiência
com a língua materna. Constitui-se, assim, como um importante espaço de aprendizado de vocabulário
porque apresenta as palavras em contextos significativos. Além de contribuir para a ampliação do
conhecimento léxico-semântico, a leitura promove o desenvolvimento da atenção e consciência,
possibilitando um movimento mais lento, de pensar a língua, integrar e compor as ideias expressas nas
palavras. Neste trabalho, refletiremos sobre o uso da leitura mediada como caminho pedagógico para o
ensino do léxico em língua materna e incremento da proficiência leitora. Primeiramente, explicaremos a
natureza cognitiva da palavra e a importância de processos metacognitivos para o aprendizado lexical. Em
seguida, descreveremos importantes estratégias de inferência lexical na leitura. Por fim, exploraremos de
que forma a leitura mediada pode ser utilizada pelo professor no ensino de vocabulário. O uso desse
recurso pedagógico tem a vantagem de ser de simples aplicação, pois não requer equipamentos ou
investimentos, e permite ao professor trabalhar com dois pontos fundamentais para o aprendizado de
palavras: a metacognição e as estratégias de inferência lexical. Além disso, a leitura mediada é agradável
aos alunos, pois tem como essência a construção do conhecimento léxico-semântico por meio da
interação em grupo. A leitura mediada tem potencial para gerar ampliação do léxico em língua materna e
desenvolvimento na compreensão leitora, visto que tem como cerne o processo de pensar sobre a língua e
seu uso coletivamente.
Palavras-chave: ensino, léxico, leitura mediada, inferência, metacognição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário