Nos últimos anos, diferentes avaliações (Prova Brasil, ENEM, PISA, etc.)
têm demonstrado que a compreensão leitora dos estudantes brasileiros é
insuficiente. Nossa tese é a de que o conhecimento lexical, ou melhor, a falta
desse conhecimento, seja um dos fatores do baixo desempenho em leitura. Se, por
um lado, os estudantes conhecem as palavras mais frequentes da língua,
principalmente as mais usadas na modalidade oral, por outro lado, falta-lhes o
conhecimento dos significados menos frequentes, cujos usos muitas vezes estão restritos
à modalidade escrita da língua.
O objetivo deste livro é chamar a
atenção para a forte relação existente entre o conhecimento das palavras e a
proficiência em leitura. A leitura não se resume ao processamento de palavras,
porém, esse é um nível fundamental para a compreensão dos mais diversos tipos
de texto.
Aprendendo palavras através da leitura discute de que forma a
leitura colabora para o processo de aquisição lexical e vice-versa. Além disso,
apresenta a leitura mediada enquanto metodologia de pesquisa e ensino.
Este livro destina-se a professores das mais
diferentes áreas que têm na leitura uma ferramenta importante para a construção
de conhecimentos, e também a estudantes e leitores em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário