domingo, 27 de outubro de 2013

Como avaliar o nível de dificuldade dos textos

Muitas vezes nós professores escolhemos os textos para trabalhar com os alunos de modo instintivo. Lemos e tentamos avaliar se parece adequado ou não para determinada idade ou ano escolar. O problema desse tipo de seleção está justamente no nível de proficiência que nós professores temos e na dificuldade de colocar-se no lugar dos alunos. Recentemente foi desenvolvido um software que avaliar a inteligibilidade ou leiturabilidade de textos. Ele está disponível no site http://www.nilc.icmc.usp.br/porsimples/simplifica/ e pode ser utilizado de forma gratuita. A principal finalidade dessa ferramenta é na verdade simplificar textos de forma a tornar o acesso à informação mais fácil para leitores com dislexia e dificuldades de compreensão.

O site faz parte de um projeto chamado Porsimples http://www.nilc.icmc.usp.br/porsimples/index.php/Tools e inclui muitos outros recursos como por exemplo o Coh-Metrix, capaz de analisar textos por meio de 34 métricas como número de proposições, frequência média de palavras no texto, anáforas, etc.

Os recursos criados pelo Porsimples podem ser utilizados não só para pesquisa linguística, mas também para fins pedagógicos. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pesquisa em leitura

O Prof. Charles Perfetti que tem me orientado no doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh é certamente um dos pesquisadores mais citados na pesquisa em leitura. Sua área de interesse abrange compreensão leitora, aprendizado de novas palavras, aprendizado de segunda língua e comparação da leitura em diferentes sistemas de escrita. Grande parte de suas publicações estão disponíveis no site http://www.pitt.edu/~perfetti/charles-perfetti.htm. Vale a pena conferir.